Home / Curiosidades / A terra não é redonda? Veja isso…
A terra não é plana

A terra não é redonda? Veja isso…

 

A terra não é plana, ela é bem diferente do que muitos artigos na internet vem dizendo…

 

Um assunto que vem ganhando bastante espaço na internet é a teoria de que a Terra é Plana.

Existem alguns estudiosos dizendo que há uma conspiração para que todos acreditem que a terra é esférica. E estamos sobre uma plataforma redonda, mas plana, e não esférica como aprendemos desde a infância na escola.
Mas o mais impressionante está sendo a grande quantidade de pessoas que aderiram a essa tese.

 

Confira 6 teorias básicas que provam que a terra não é plana:

 

1. Imagens do Espaço comprovam que a terra não é plana

Os últimos 60 anos de exploração espacial, lançamentos de satélites, sondas e pessoas no espaço, nos trouxeram imagens panorâmicas incríveis da Terra. E em todas as fotos, a Terra é esférica. A curvatura da Terra também é visível nas muitas, e muitas fotos tiradas pelos astronautas na Estação Espacial Internacional. Você pode ver um exemplo recente no Instagram do comandante do ISS Scott Kelly aqui.

 

2. A Existência de Fuso Horário comprova que a terra não é plana

Em Nova York (por exemplo), quando o relógio marca: 12:00 PM, o sol está no meio do céu. Já em Pequim, quando é meia-noite o sol está longe de poder ser avistado. Em Adelaide, Austrália, 1:30 AM mais de 13 horas à frente, o pôr-do-sol já se foi, e logo vai se erguer novamente no começo de um novo dia.
Temos fusos horários, porque quando o Sol está iluminando um lado da Terra, o outro lado é escuro.
Isso só pode acontecer com o planeta sendo redondo e girando em torno de seu próprio eixo. Quando o sol está brilhando em uma parte da Terra, o lado oposto é escuro, e vice-versa. Isso permite diferenças de tempo e fusos horários, especificamente aqueles que são maiores do que 12 horas.

 

3. Olhe para outros planetas

A Terra é diferente de outros planetas, nós temos vida, e nós não encontramos nenhum outro planeta com vida (ainda). No entanto, existem certas características que todos os planetas têm, e será bastante lógico supor que se todos os planetas se comportam de determinada maneira, ou mostram certas características – especificamente se esses planetas estão em lugares diferentes ou foram criados em circunstâncias diferentes – nosso planeta é o mesmo.
Em outras palavras: Se tantos planetas que foram criados em locais diferentes e em circunstâncias diferentes mostram a mesma propriedade, concluímos que nosso planeta tenha a mesma propriedade. Todas as nossas observações mostram que os planetas são esféricos.
Em 1610, Galileu Galilei observou as luas de Júpiter girando em torno dela. Ele os descreveu como pequenos planetas orbitando um planeta maior – uma descrição (e uma observação) que era muito difícil para a igreja aceitar.
Um planeta plano (o nosso ou qualquer outro planeta) seria uma observação tão incrível que seria contra tudo o que sabemos sobre planetas que se formam e se comportam. Isso não só mudaria tudo o que sabemos sobre a formação de planetas, mas também sobre a formação de estrelas.

 

4. Sombras e bastão

Se você inserir um bastão no chão, ela produzirá uma sombra. A sombra se move com o passar do tempo (princípio para relógios de sombra antigos). Se o planeta fosse plano, dois bastões em locais muito diferentes produziriam a mesma sombra.
Eratóstenes (276-194 aC) usou este princípio para calcular com precisão a circunferência da Terra.

 

5. Avião contornando o planeta

O que dizer sobre aviões que contornam o planeta? Temos o exemplo do avião movido a energia solar que completou uma volta completa em torno do planeta. Os idealizadores foram os pilotos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg. A viagem começou em Abu Ahabi, percorreu 43.041 km e no final pousou novamente em Abu Ahabi. Confira a matéria aqui: super.abril

 

6. Navios e o horizonte

Se você tiver a oportunidade de estar em uma praia ou um porto com um binóculo ou luneta de longo alcance, e focar em algum navio no horizonte, verá que aos poucos ele vai sumindo para baixo, como se estivesse emergindo. Isso acontece devido à curvatura do planeta.

 

A curvatura da Terra é visível nesta foto de 2014, que a astronauta da ESA, Samantha Cristoforetti, retirou da Estação Espacial Internacional.

Somente por esta e muitas outras fotos podemos ver que a terra não é plana.

Confira 6 teorias básicas que provam que a terra não é plana. A numero 5 é bem interessante...
A terra não é plana

 

Fontes:
Popsci
Super interessante

Comentários

Comentários

Check Also

Uber da gasolina. Aplicativo para pedir combustível pelo celular

A ideia Uber da gasolina… A ideia veio para atender aqueles que não gostam de se …

Jogos olímpicos no Rio, instalações estão ruindo…

14 de fevereiro de 2017 Jogos olímpicos no Rio. Instalações já estão precárias… Há apenas …

A árvore mais antiga do mundo… Sabe qual é?

Já parou para se perguntar qual a árvore mais antiga do mundo? Conheça o pinheiro …

Estresse emocional. O antes e depois de alguns presidentes dos Estados Unidos

O estresse emocional em alguns presidentes dos Estados Unidos   O estresse emocional pode acelerar o …

Deixe um comentário