Home / Curiosidades / Como surgiu a internet no mundo?

Como surgiu a internet no mundo?

Como surgiu a internet no mundo?

O surgimento da internet, ou rede mundial de computadores como também é conhecida, aconteceu no ano de 1969, nos Estados Unidos.
A internet surgiu em meio a um contexto histórico um pouco complexo.

Mas, quem criou a internet?

A internet foi criada pela equipe do departamento de Defesa dos Estados Unidos, durante o período da Guerra Fria.

O motivo da criação da internet também tem a ver com esse momento já que a internet surgiu para fazer a ligação entre as bases militares americanas envolvidas na guerra.

Isso iria garantir que o contato entre essas bases fosse mantido, mesmo que sofressem algum ataque proveniente do conflito.
O ataque do inimigo, no caso a União Soviética, nunca aconteceu. Mas os Estados Unidos tinham acabado de criar um estilo de comunicação que mudaria a história do mundo inteiro.

Como surgiu a internet

Quando a internet surgiu, o primeiro nome que recebeu foi Arpanet e o ano de 1969 também foi o ano em que o primeiro e-mail foi enviado por um professor dentro da Universidade da Califórnia.

Este nome (Arpanet) surgiu por causa da agência que buscou desenvolver este projeto para possibilitar a comunicação dos militares em tempos de guerra. A agência chamava-se Advanced Research and Projects Agency (Arpa).

Após o período de guerra, a Arpanet passou a ser mais pesquisada e desenvolvida e desde então, tornou-se um meio de comunicação apenas dentro do universo acadêmico por mais de vinte anos.

A partir da década de 90, foi criado o WWW que a gente conhece. O World Wibe Web foi desenvolvido por um engenheiro inglês chamado Tim Bernes-Lee.

Depois disso, foi criado o HTTP que permite o envio de dados codificados.

Desde então, surgiram os sites cada vez mais atraentes e com interfaces gráficas cada vez mais desenvolvidas.

A partir daí, a internet não parou mais de crescer e obteve todo esse poder que você deve conhecer muito bem.

A AOL (América Online), de 1985, foi a primeira empresa a oferecer chats e perfis na internet. Depois daí, surgiram outros provedores.

Nos anos 2000, apareceram as redes sociais e desde então, o número de usuários aumentou rapidamente assim como as discussões e interações no mundo virtual.

A internet, que antes se dedicava apenas a operações militares, atualmente pode ser acessada de diversos dispositivos, como aparelhos de televisão e smartphones e para os mais variados fins.

 

O poder da internet

O-poder-da-internet

Atualmente, o Brasil ocupa posições de destaque no número de pessoas conectadas. Apesar do grande aumento de usuários, ainda temos uma internet de baixa qualidade a um preço pouco acessível.

A internet atualmente é peça chave na vida das pessoas. É utilizada para tudo: estudos, trabalho, lazer, entretenimento, compras e vendas e muitos outros. Realmente devemos ser muito gratos ao criador da internet.

Estar conectado é praticamente obrigatório para quem não quer ficar de fora de um mundo cada vez mais globalizado. Em que a informação virou moeda de troca.

A rapidez na troca de informações é um dos principais atrativos que a rede mundial de computadores oferece.
Em uma época em que o tempo é um bem altamente precioso, não é difícil entender o motivo pelo qual as pessoas estão preferindo resolver tudo online.

Graças ao surgimento da internet hoje é possível comprar, vender, estudar, trabalhar, pagar contas, falar com pessoas de qualquer lugar do mundo (com acesso a internet), enviar documentos ou usar como entretenimento, com uma infinidade de opções interessantes.

Sempre bom lembrar que o uso adequado da rede deve sempre ser observado. Crimes praticados através da internet como ameaça, injúria e ofensa racial ou até mesmo divulgação de vídeos ilegais, são totalmente puníveis e os praticantes fáceis de serem localizados.

Agora que você já sabe um pouco sobre como surgiu a internet, já imaginou como seria a vida atualmente sem ela? Difícil hein? A internet já faz parte da nossa vida e se desligar dela é praticamente impossível, embora às vezes seja necessário.

Espero que tenha gostado do artigo. Se quiser deixar a sua opinião, fique à vontade. Um grande abraço e até mais.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário