Home / Saúde / 10 sintomas de intolerância ao glúten que você pode estar ignorando
sintomas de intolerância ao glúten

10 sintomas de intolerância ao glúten que você pode estar ignorando

Sintomas de intolerância ao glúten podem aparecer de várias formas, e infelizmente MUITAS VEZES essa intolerância não é diagnosticada.

Se você tem intolerância ao glúten, comer alimentos que contenham glúten fará com que seu sistema imunológico destrua suas vilosidades, estas são as partes do seu intestino delgado que são responsáveis ​​pela absorção de nutrientes.

Sem vilosidades saudáveis, você não poderá obter a nutrição que você precisa. Isso pode levar à desnutrição . A doença celíaca pode ter graves consequências para a saúde, incluindo danos intestinais permanentes.

 

O QUE É GLÚTEN?

A palavra glúten vem do Latim e significa “cola”. Quando as proteínas se ligam, elas formam um complexo elástico, dando à massa elasticidade e textura mastigável, o que facilita a vida dos padeiros.

O glúten é uma combinação de duas pequenas proteínas, a glutenina e a gliadina. É encontrado no trigo , centeio, cevada ou até na aveia por contaminação, vale lembrar que existe no mercado aveia sem glúten.

O problema do glúten é que ele é mais problemático do que nutritivo para nós humanos. Tem um valor nutricional muito baixo e pode causar muitos problemas para as pessoas que são alérgicas.

A doença celíaca é a forma mais grave de intolerância ao glúten. É uma doença auto-imune que afeta cerca de 1% da população e pode causar danos ao sistema digestivo.

A intolerância ao glúten é um problema bastante comum e é caracterizada por reações adversas.

 

Depois, não deixe de ler também:

 

Aqui estão 10 sintomas de intolerância ao glúten. Estes sinais podem estar indicando que seu organismo não está processando o glúten de maneira adequada.

 

1. Desconforto abdominal

Um dos principais sintomas de intolerância ao glúten é o desconforto abdominal, ele é normalmente acompanhado por gases e alterações intestinais. Pode ainda causar inchaço, cólicas, diarreia e constipação. Geralmente esses sintomas aparecem logo após a ingestão de produtos como: bolachas, bolos, pães, massas… Pode ainda causar inchaço, cólicas, dor no estômago, diarreia e constipação.

Se o problema for mesmo por intolerância ao glúten, todos esses sintomas podem desaparecer eliminando da dieta todos os alimentos que contenham o glúten.

 

2. Enxaqueca pode ser um dos Sintomas de intolerância ao glúten

As pessoas com intolerância ao glúten também tendem a sofrer enxaquecas quando comem alimentos com glúten. 56% das pessoas com alergia ao glúten sofreram de enxaqueca durante um estudo de pesquisa no Centro da Universidade de Maryland para pesquisa celíaca. Eles disseram que as enxaquecas podem ser tratadas com a retirada (100%) do glúten da dieta.

 

3. Alteração de humor

Outro problema sério em relação a alergia ao glúten é a alteração de humor. Com o desconforto estomacal o excesso de estresse causado pelo corpo rejeitando o glúten, as pessoas tendem a ter mudanças de humor que podem afetar não só suas vidas, mas também de outras. As pessoas relataram problemas sérios, como ansiedade, irritabilidade severa e geralmente ficam chateados por pouca coisa. Isso também causa depressão, perda de esperança, falta de interesse e muitos outros problemas mentais se arrastam pelo fato da pessoa não conseguir digerir adequadamente alimentos que contenham o glúten.

 

4. coceira ou espinha

A alergia ao glúten também pode causar algumas condições graves e irritantes de pele como eczema, acne, psoríase e dermatite herpetiforme (DH). A alergia ao glúten basicamente causa erupções cutâneas e furúnculos para formar na camada superior da pele devido à inflamação. Também provoca queimaduras, vermelhidão e até bolhas, em alguns casos, quando a alergia é mais severa.

A dermatite herpetiforme (DH) é descrita como “uma doença crônica da pele marcada por grupos de bolhas aquosas e com coceira que podem parecer pimples ou bolhas”. Isso ocorre quando o sistema imunológico do corpo deposita uma substância conhecida como IgA ou Imunoglobina A no camada superior de pele, sempre que uma pessoa com alergia ao glúten ingere alimentos com glúten. É a ação reflexa do corpo e, se você possui DH, você pode ser intolerante ao glúten.

 

5. Fadiga e cansaço

 

Fadiga extrema pode ser outro sintoma da alergia ao glúten. Isso ocorre porque o corpo usa a maior parte da energia no processo de digestão, a fim de digerir o glúten do alimento ou removê-lo completamente do sistema. Também aumenta a pressão sobre o sistema digestivo, que gasta a maior parte dos nutrientes na digestão ou remoção de glúten do sistema antes de prejudicar o corpo ainda mais. Toda essa energia gasta na remoção de glúten, torna-o lento, o que contribui para sua fadiga e cansaço.

 

6. Queratose Pilar

Também conhecida como pele de galinha, esta é uma erupção cutânea incômoda. É uma condição onde a pele fica dura e parece estar arrepiada. Tanto a Keratosis Pilaris quanto a Dermatite herpetiforme são condições de pele ligadas à intolerância ao glúten. A maioria das pessoas não atribuem essa condição ao glúten porque é tecnicamente inofensivo e é desconsiderado como uma erupção cutânea normal.

 

7. Perda de energia, foco e atenção

Às vezes, seu cérebro pode ficar nebuloso, tornando difícil estar atento e alerta. Isso geralmente pode acontecer depois de comer uma refeição com alto teor de glúten e isso pode ser um sinal de intolerância ao glúten. A razão pela qual isso acontece é porque seu corpo tem que usar energia extra para remover o item nocivo de seu sistema, e essa situação cansa seu cérebro, faz você se sentir menos enérgico.

 

8. Doença Autoimune

Ao experimentar qualquer um ou vários dos sintomas mencionados acima, se você for diagnosticado de repente com uma doença auto-imune, isso também pode significar intolerância ao glúten.

Quando nosso organismo é atacado por alguma doença autoimune como artrite reumatóide, espondilite anquilosante, diabetes tipo 1, lúpus, doença celíaca e outros., nosso sistema imunológico deixa de reconhecer o próprio corpo e, em vez de combater apenas inimigos, como bactérias e vírus, passa a atacar células ou tecidos saudáveis do nosso organismo.

 

9. Doença mental

A neuropatia periférica que provoca formigamento nas extremidades, epilepsia, depressão, ansiedade e TDAH são várias doenças mentais ligadas à intolerância ao glúten. A maioria das vítimas intolerantes ao glúten serão afetadas pela depressão, uma vez que esta condição apresenta o peso dos efeitos colaterais do glúten. Também foi observado em estudos que aqueles sem sensibilidade ao glúten também podem experimentar depressão depois de comerem altas doses de produtos com glúten de forma contínua.

 

10. Dolor nas articulações

Inflamação, inchaço e dores nas articulações também podem ser sintomas de intolerância ao glúten. Os sintomas de intolerância ao glúten e da doença celíaca são praticamente os mesmos, exceto que a sensibilidade ao glúten é considerada uma doença menos nociva. No entanto, a própria doença celíaca também foi associada ao consumo de glúten. Existem muitas pessoas sofrendo com artrite que não tem a mínima ideia de que seus problemas podem ter sido causados ​​por intolerância ao glúten. A única maneira de evitar o risco de tais condições ou reduzi-los é evitar produtos que contenham glúten.

 

Leia também:

 

Fontes:

popsci.com

wikipedia

myfearlesskitchen

 

 

 

10 sintomas de intolerância ao glúten que você pode estar ignorando
5 (100%) 1 vote

Comentários

Comentários

Deixe um comentário